A ciência do Moshpit – Quando heavy metal e física se misturam

O que a física tem a ver com o heavy metal? Muita coisa! Basta dar uma olhada mais cuidadosa na confecção de amplificadores, instrumentos musicais, amplitude e frequência sonoras usadas nos processos de gravação e mixagem, na criação de ambientes acústicos, nos efeitos dos pedais, etc. Uma equipe de pesquisadores da Cornell University de Nova Iorque/US, resolveram estudar um aspecto muito característicos do público de heavy metal, os moshs e os cicle pits.

A ideia do estudo é investigar o comportamento dos moshers e aplicá-los a outras questões que envolvem o deslocamento de seres humanos em situações extremas, como situações de pânico em caso de acidentes, desastres naturais, terremotos e incêndios.

Photo credit: Ulrike Biets

Photo credit: Ulrike Biets

“Estes resultados têm implicações importantes para o estudo do comportamento humano durante a fuga em pânico da multidão, protestos e motins, sugerindo que certos tipos de movimento coletivo são acessíveis apenas em estados genuinamente excitados. Assim, os fenômenos emergentes que ocorrem comumente em shows de heavy metal apresentam novas possibilidades estudar o movimento coletivo humano em condições extremas de forma confiável, consistente e ética.”

Para os entusiastas, porém não-físicos, podemos ter acesso a alguns estudos, matérias e artigos que ajudaram no trabalho e passar um tempinho “brincando” como o simulador de Moshpit “Moshpits Simulation“.

Artigo: Collective Motion of Humans in Mosh and Circle Pits at Heavy Metal Concerts

Fonte: http://cohengroup.lassp.cornell.edu/research.php?project=10017

Anúncios

Sobre Natália Ribeiro

*Editora do blog Rockalogy desde 2009 *Editora e Produtora do canal Metal Ground *Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF *Graduação em Estudos de Mídia - UFF *Membro do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação - LabCULT, ligado ao PPGCOM/UFF. *Headbanguer Full Time

Publicado em 16 de novembro de 2014, em Posts e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: