Programa Legal – Heavy Metal

Redação: Hubert, Pedro Cardoso, André Waissman e Marcelo Tas, com a colaboração de Jorge Furtado e Luis Fernando Verissimo


Direção: Guel Arraes, Belisário França
Estrelado pela dupla Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, o Programa legal mesclava documentário com ficção e humor e foi ao ar de abril de 1991 a dezembro de 1992, às terças-feiras 21h30. Cada edição pretendia mostrar como um “programa de índio” podia se tornar uma aventura interessante e divertida. Em cada situação, Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé davam vida a uma grande variedade de personagens e entravam em contato direto com as pessoas nas ruas.
Os temas eram desenvolvidos pelos redatores a partir de uma pauta jornalística elaborada com base em rigoroso trabalho de pesquisa, a cargo de Rita Rocco, e em entrevistas e reportagens realizadas num registro bastante informal. A equipe de redação incorporava material jornalístico à ficção, dando unidade de linguagem e tratamento televisivo ao tema. Era um programa sofisticado, com edição ágil, ritmo acelerado e alta quantidade de informação. 
O programa especial sobre Heavy Metal foi ao ar em setembro de 1992, o Metal estava no auge por aqui. Vários pontos centrais como religião, visual, família e atitude, são abordados de forma bem humorada, eles se aproveitam bastante dos estereótipos. Alguns fãs podem achar esse tipo de abordagem negativa, mas na verdade o humor bem feito, é uma das melhores formas de se transmitir um conteúdo complexo para um público majoritariamente leigo no assunto.
O jeito descontraído num primeiro momento parece corroborar o preconceito, o que aproxima as pessoas que compartilham desse tipo de visão estereotipada, mas no momento seguinte ele complexifica, e acaba quebrando, pelo menos em parte, esse preconceito. É uma abordagem diferente da do Massacration por exemplo, pois este não propõe mostrar uma realidade, como neste programa/documentário.
O programa é bastante rico e dá para perceber um trabalho de pesquisa bem elaborado sobre o tema.  Tem partes muito curiosas, como a cena Heavy Metal do Nordeste, e da Rússia, e cenas como a da Regina Casé com as mães dos integrantes do Ratos de Porão e do Sepultura.
Anúncios

Sobre Natália Ribeiro

*Editora do blog Rockalogy desde 2009 *Editora e Produtora do canal Metal Ground *Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF *Graduação em Estudos de Mídia - UFF *Membro do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação - LabCULT, ligado ao PPGCOM/UFF. *Headbanguer Full Time

Publicado em 2 de junho de 2011, em Posts. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Nossa só de ter o Korrozia Metalla da Russia já vale!!!

  2. Apareço nessa gravação aos 1:28 gritando slayerrrrrrrr….minha voz é a mesma…mas meus cabelos….qta diferença….Meu nome é Fábio sou de Santo André/SP, e se eu não me engano isso foiu gravado na 1ª convençao internacional de tatuagem…era um show do Ratos de Porão e acho que Sepultura tb….valeu pela postagem.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: