Investindo na produção

A banda Hatepride encontra-se em processo de produção de suas novas músicas, é como produção foi o assunto dos nossos últimos posts, nada mais justo do que usarmos um exemplo bem claro.

Como todos que acompanham o blog já estão cansados de saber, o Hatepride é uma banda underground do Rio de Janeiro que tem pouco mais de dois anos. Eles já têm vídeo clipe oficial e quatro músicas disponíveis em seu MySpace e agora estão preparando mais músicas para, quem sabe, lançarem um álbum.
Algumas bandas se destacam no underground por seu tempo de estrada, outras por seu ritmo de atividades. Atividade requer esforço, e esse esforço na maioria das vezes vem em forma de investimentos.
Uma visão mais estereotipada do underground que gosta de dizer “… estão se vendendo!”, ou “Isso não é underground”, mas afinal de contas, o que seria underground então para essas pessoas? Será que para eles o underground é estar fadado a mediocridade? Essa é uma visão antiga, de quando os meios de produção eram, realmente, muito mais difíceis de serem custeados, as bandas não lançavam seu disco por conta própria, elas tinham que ter uma gravadora, e ter uma gravadora há uns 20,30 anos atrás não era para banda underground.
Mas hoje, o acesso é muito mais fácil, rápido e barato, então gravar um CD por si só, na realidade, não quer dizer muita coisa, quem, como, e quando, isso sim, vai fazer a diferença. Qualquer um com alguma sensibilidade sabe diferenciar um álbum gravado em estúdio, de uma demo gravada na garagem.
O ambiente está muito mais competitivo o que não quer dizer que as bandas devam sair no braço uma com as outras, conforme alguns pensam, isso, na verdade, levou as bandas a se “profissionalizarem” cada vez mais; a não ser que façam isso por hobby, sempre é esperado um retorno por todo esse investimento.
Natália Ribeiro
Anúncios

Sobre Natália Ribeiro

*Editora do blog Rockalogy desde 2009 *Editora e Produtora do canal Metal Ground *Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF *Graduação em Estudos de Mídia - UFF *Membro do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação - LabCULT, ligado ao PPGCOM/UFF. *Headbanguer Full Time

Publicado em 4 de agosto de 2010, em Posts. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. O HATEPRIDE estará lançando uma nova demo e para comemorar os dois anos de banda a demo sairá numa embalagem tipo envelope e contará com as músicas novas e as antigas da primeira demo ,uma especie de copilação.Obrigado a força !HAil Rockalogy

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: