Acúmulo de Tarefas

Para uma banda do underground “apenas” tocar não é suficiente, ela tem acumulado cada vez mais tarefas. Sem qualquer apoio financeiro, muitas bandas se viram como dá na disputa por um espaço, pela oportunidade de mostrarem seu trabalho, pois tão importante quanto tocar é poder apresentar isso, fazer com que seja ouvido.

A figura do produtor, daquela pessoa que pega uma banda e põe ela para tocar, que cuida de arranjar shows, agendar datas, divulgar, promover e etc. praticamente não existe, ainda mais se considerarmos o meio underground.

Sem apoio para bancar uma campanha publicitária eficiente nos meios mais tradicionais, como TV, revistas, jornais, outdoors, mala direta, ou o que for que demande um investimento inicial, a grande saída é a Internet.

A Internet é “o meio” de comunicação do underground, hoje uma banda além de ter instrumentistas deveria ter ao menos um webdesigner, a banda de uma forma geral deve saber lidar com, sites como MySpace, Orkut, YouTube, FaceBook, Fotolog, Blogspot, Twitter entre outros, e além de sites tem os softwears, para manipulação de imagens, edição de áudio/visual e masterização de som, por exemplo.

Não bastasse cuidar de toda divulgação muitas bandas organizam seus próprios eventos, ou se juntam com outras bandas para este fim. Isso gera um grande esforço de organização, alugar um lugar, uma aparelhagem de som, técnico, bilheteria e etc.

Na hora de gravarem uma demo (lançar um álbum inteiro são outros 500) ou um disco independente a banda tira dinheiro do próprio bolso, e quando esse dinheiro não está em caixa uma boa alternativa é comercializar produtos relacionados à banda, camisetas são o exemplo mais clássico, mais tarefa para banda.

Sem dúvidas dá muito trabalho ter uma banda,

Mas mesmo que a recompensa não venha em cash, algo nos faz continuar.

Let there be the Rock!

Anúncios

Sobre Natália Ribeiro

*Editora do blog Rockalogy desde 2009 *Editora e Produtora do canal Metal Ground *Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF *Graduação em Estudos de Mídia - UFF *Membro do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação - LabCULT, ligado ao PPGCOM/UFF. *Headbanguer Full Time

Publicado em 24 de março de 2010, em Posts. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Comentar

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: